Porque acreditamos que os marinheiros se fazem no mar e não dentro de quatro paredes, a nossa metodologia assenta numa formação teórica sólida complementada por uma extensa prática no mar, segundo o lema “Aprenda a navegar, navegando!”.
O objectivo primordial da nossa escola é formar navegadores e velejadores competentes, autónomos e responsáveis. Entendemos a formação como um processo de progressão contínua, em que se vão alcançando patamares de competência tendo em conta as características e objectivos individuais e ajustando o ritmo de aprendizagem.
Mas a Escola de Mar é também uma escola de vida e, por isso, preocupamo-nos em desenvolver o espírito de cooperação e de entreajuda entre os que andam no mar, bem como uma atitude socialmente responsável pela preservação dos recursos e o respeito pela natureza. Promovemos a escola como um ponto de encontro e de convívio daqueles que partilham a paixão pelo mar, organizando regularmente acções e cruzeiros que fomentam a troca de ideias e de experiências, o conhecimento de novas paragens, novas gentes e novas culturas, facilitando, simultaneamente, a participação de quem não possui embarcação própria. Estas iniciativas permitem a cada um ir superando as suas metas e alargando os seus horizontes de navegação, de uma forma mais tranquila e segura, na medida em que navegar em companhia permite uma vigia constante e uma assistência mais rápida em caso de necessidade.
A nossa oferta de Escola de Mar compreende: